Deputada Federal Miriam Stolear - 4506
VOTE 4506
















Educação

Escola e família deveriam caminhar juntas. A Escola, na Educação formal tem conteúdos ultrapassados e defasados para o séc XXI, nega-se e teme mudar a grade curricular, os programas e a didática dos tempos em que a foi mero local de obtenção de CONHECIMENTOS , de obediência, competição, concorrência e do surgimento da corrupção.Os corruptos dos dias de hoje, frequentaram a Educação Tradicional.
A Escola tradicional pouco acrescentou nos valores morais e éticos. Vemos nossos políticos em troca de seus interesses e da necessidade de cada vez ser o MELHOR concorrente e de ganhar mais dinheiro.
A Escola capitalista, não compartilhou conhecimentos e os programas sempre foram verticais: O MEC definindo o que os alunos DEVERIAM aprender.Os nossos currículos são dos tempos da Ditadura Militar.
A Lei 9394/96 , LDB, de FHC, não foi colocada em prática, na maioria das escolas brasileiras. Houve um visível boicote aos novos currículos, e nova avaliação.
A escola do passado se fez desnecessária para os intelectuais da elite brasileira que aprenderam a jogar, alcançando grandes cargos na nossa política. Com jogos e blefes , conseguiram colocar um representante carismático para representá-los , mesmo sem passar pelos bancos escolares de nível superior , chegando ao cargo de presidente da República.
Os alunos de hoje, vivem em mundos diferentes , de acordo com as áreas geográficas que residem. Têm experiências diferentes e necessitam de programas diferentes.

A tecnologia não fará alunos magistrais, se ele não aprender a ser criativo e a explorar suas dúvidas, hipóteses e compartilhar com os colegas da turma , as suas novas descobertas.
Eles precisam saber conviver e trocar experiências de vida. Precisam respeitar as diferenças e necessidades especias que todos temos em alguns momentos.

O professor deve ser um um lider e um coordenador de debates, deve estimular as buscas, e pesquisas em aula. Deve estimular jogos e regras criadas pela turma. Não resolverão os laptops, pois eles os utilizarão apenas para os sites de relacionamento.

Quanto tempo se perde, obtendo conhecimento que a qualquer momento pode ser obtido, se o aluno aprende a aprender e adquire uma competência que o faz capaz de também ser um auto-didata.

Alunos estudam Grécia, Roma e não estudam a política brasileira. São incapazes de saber as leis básicas que regem a boa convivência.
Perdem o direito de crítica, quando os professores o vêem como rebelde.
A gramática ultrapassada e repetitiva ensina tudo, menos o estímulo à interpretar e escrever.
As músicas conhecidas pelos jovens poderiam ser exploradas como uma forma de interpretar as mensagens que trazem. Assim como, eles poderiam experimentar as composições musicais , os poemas, o teatro como método de aprendizagem da história.
O jovem precisa se sentir útil e integrado na sociedade. Avaliar um aluno é algo sério e preocupante, já que se avalia apenas o que ele repete, feito um papagaio. Isto não é aprendizagem. Derrotam alunos que baixam sua estima e se deparam com o mundo das drogas ,para se sentirem super - heróis. A Droga lhes devolve o prazer e depois os apreendem e os deixam incapazes de darem passos seguros e definirem metas. Ele se sentem derrotados e poucos são aqueles que os escutam. Seus sentimentos são julgados, mas não entendidos.Eles são repreendidos e dificilmente compreendidos.
Mesmo em famílias de classe média alta , as crianças são criadas em creches, sem aconchego ou com babás que naõ tiveram nenhuma formação intelectual e educação para os filhos do play e da TV e da internet. São também meninos de rua , que moram em mansões e viajam para a Disney world. A maioria não tem família. Esta se ocupa com seus afazeres e usam como álibi os seus filhos que devem ser criados para o mundo.
Este é o maior tipo de abandono que os jovens sofrem e depois retribuem com comportamentos que chamem a atenção dos pais, quando estes ainda tem famílias unidas.
Eles estão sem referência. A escola está sem referência e os pais estão sem referência e o nosso País está sem referência.
É preciso modernizar e alterar as funções do MEC. É preciso modificar a necessidade do vestibular que acabou sendo criado para o impasse e a lacuna do atual ensino médio. As cotas , que são uma solução discriminatória servem para satisfazer o Seppir . Pois a escola que não ensina a brancos e negros é a mesma. Se só negros adquirem cotas, revelam subliminarmente a superioridade branca e isso é um ABSURDO.
Muito tem que se fazer e o jargão de escola de qualidade tem que ser conceituado. Está cansativo escutar nas eleições. O que é uma escola de qualidade? Temos no Brasil uma escola com conteúdos tão desnecessários que nossos currículos são totalmente diferentes dos currículos estrangeiros. Estes são " fracos" perante os nossos, porque não ensinam cultura inútil, numa época de desenvolvimento cognitivo que a criança é INCAPAZ de aprender alguns conteúdos. Temos uma evasão escolar imensa e uma reprovação em massa, de alunos que foram concursados. Algo está errado! Como reprovar um aluno que conseguiu vitória num concurso?
Ele apenas decorou e não aprendeu. Professores ensinaram problemas com o mesmo enunciado dos concursos e eles acertaram, mas na verdade não entenderam os enunciados, porque não sabem Português e interpretação de textos. A gramática segue solta, com os analfabetos funcionais, que resolveram criar sua língua própria nos sites de relacionamentos na internet.
Vamos repensar a educação!

A Volta urgente de psicólogos nas equipes psicopedagógicas para acompanharem o desenvolvimento cognitivo, as dificuldades de aprendizagem e suas origens e auxiliarem na inclusão de alunos com diversas dificuldades comportamentais e cognitivas. O psicólogo trabalha numa linha diferenciada do orientador educacional e precisa estar junto ao pedagogo, na avaliação de todos os obstáculos do desenvolvimento cognitivo.
O corpo docente e o corpo técnico , necessitam adquirir orientações de como lidar com dificuldades e como auxiliar famílias.
O corpo discente ( alunos) necessitam de ficha com acompanhamento em todos os ciclos ou séries ( regime seriado) para o acompanhamento individual do aluno. O psicólogo necessita estar nos conselhos de classe para anotações registradas por todos os professores e detecção da origem de todas as dificuldades. Necessita encaminhar alunos para profissionais adequados à diagnósticos fundamentais, caso não esteja clara a raiz dos distúrbios de conduta e do baixo desempenho.
O psicólogo tem que estar presente para dar atenção aos alunos muito quietos, que são recebidos muito bem pelos profissionais de ensino, mas que podem estar omitindo graves problemas.
O psicólogo poderá auxiliar na detecção de distúrbios de atenção e hiperatividade ( TDAH) e encaminhar aos profissionais competentes: psicólogo, clínico, neurologista, etc...
O psicólogo poderá prevenir a gestação precoce, proporcionando debates e incentivando os alunos à construir metas no futuro. Deixando para o tempo certo, a gestação de uma criança e as responsabilidades decorrentes.


Na revisão da grade curricular, é fundamental o retorno da psicologia no ensino médio, como disciplina obrigatória, junto com a filosofia e sociologia. Estas poderão evitar danos maiores aos nossos jovens. Principalmente aos que buscam a droga como alternativa ou gravidez prematura, para suas dificuldades existenciais.

O ensino religioso, deverá ser revisto e ser alterado por estudo das religiões ou História das Religiões.

O MEC, deverá fiscalizar os diplomas de nível superior, com carimbo e número de página de registro, observando atentamente os históricos escolares, para evitarem os diplomas falsos e os falsos profissionais. Deverá manter um atendimento direto com os conselhos regionais, para registrarem também as inscrições dos profissionais. A informatização, auxilia o processo. Basta vontade política.

O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, prejudica a autoridade dos professores, que ficam cerceados e receosos com todas as atitudes de proteção aos alunos, que sempre são configuradas, como constrangimento ao menor ou invasão de privacidade.
Os professores estão sendo ameaçados e muitas vezes agredidos, em função de artigos do Estatuto que não estão claros, nem para o judiciário brasileiro.
Se um professor, sabe que uma arma está dentro de uma mochila, ele não pode pedir ao aluno que abra a mesma para a confirmação do fato. Necessita chamar a delegacia de menores para avaliar a situação. Enquanto a polícia não chega, pode ser levantada a hipótese de cárcere privado. A Escola não tem amparo das autoridades, nem proteção dos órgãos superiores, que poucas informações recebem das dificuldades de estar , hoje, dentro de uma sala de aula.

O Assistente Social será bem vindo à equipe multidisciplinar, para manter contato e com os conselhos tutelares e com a escola.

A responsabilidade do baixo rendimento escolar, não é apenas dos professores e dos alunos. A maioria das vezes é por incompetência do Estado. Estamos rodeados de violência e de exemplos negativos que vem das próprias autoridades.
Influências externas impedem a aprendizagem. Não podemos dizer que a fome e a miséria, sejam as únicas razões, temos as vítimas de maus - tratos, dos pais traficantes, dos parentes pedófilos, e de toda a ordem de desgoverno e impunidade.

Famílias em guerra, pais separados, múltiplos casamentos e irmãos de várias relações e a péssima formação de professores, seguida de um desnivelamento de salários dos professores Federais, estaduais e municipais e da vida exaustiva dos professores do ensino básico que só podem se dedicar à um colégio , em função de sua carga horária. Tudo isso interfere na Educação que será impossível ser de qualidade.

Que tempo resta para a reciclagem dos profissionais da educação Pública?

A mais nova notícia é o Estudo da África para diminuirem as atitudes racistas. O nosso presidente está atirando para todos os lados , esquecendo das balas perdidas.

Nenhum comentário: